28/07/2018

Dietas e Cérebro.

Segundo o artigo abaixo, que publico em parte, a massa cinzenta cerebral pode ser responsável pela dificuldade que algumas pessoas apresentam em seguir dietas; mas, ao contrario do que pode parecer inicialmente, essa pode não ser uma má notícia ou uma boa desculpa para os mais pesadinhos, pois como já foi colocado em outras postagens, e também de acordo com os cientistas referidos  neste artigo, não estamos submetidos à filosofia da Gabriela de Jorge Amado – “Eu nasci assim vou ser sempre assim”.
“Se você tem mais dificuldades em seguir uma dieta saudável do que outras pessoas, o problema pode ser mais profundo do que você acredita. Um estudo publicado no Journal of Neuroscience revelou que diferenças em como o cérebro é estruturado pode afetar a habilidade de seguir uma alimentação saudável e menos calórica.
Pesquisadores da universidade francesa Sorbonne e da americana California Institute of Technology descobriram que pessoas com mais massa cinzenta em duas regiões no córtex pré-frontal do cérebro tendem a ter mais autocontrolena hora de escolher alimentos saudáveis.
A massa cinzenta contém o corpo celular do neurônio e é uma camada do cérebro responsável pelo processamento e raciocínio das informações recebidas. Agora, cientistas acreditam que a matéria cinzenta pode ser uma potencial indicador do "autocontrole" de uma pessoa. Ela pode mostrar, por exemplo, a tendência de uma pessoa seguir ou desistir de uma dieta.
Seguindo este raciocínio, quando maiores forem as duas áreas frontais do cérebro, maior a possibilidade de escolher alimentos saudáveis. Por outro lado, quanto menores forem, mais provável seria a escolha de alimentos calóricos.
A pesquisa é importante porque, até então, se acreditava que a redução do peso por dieta era só sobre controle e dedicação, independente da pessoa.
Isso não quer dizer, no entanto, que não é possível reverter a situação. "O cérebro é extremamente plástico, então sua estrutura cerebral pode mudar com o tempo", disse a pesquisadora Hilke Plassmann. "Eu não quero que as pessoas se sabotem com o pensamento 'eu apenas não sou bom em me controlar, eu não posso mudar isso'", disse ao Live Science.
Diversos estudos mostram que há diversas maneiras de colocar a nossa massa cinzenta para trabalhar, com exercícios para a mente, como leitura, jogos de raciocínio e até exercícios físicos regulares.”
Leia na íntegra em  https://www.huffpostbrasil.com/2018/07/26/dificuldade-em-seguir-uma-dieta-sua-massa-cinzenta-pode-ser-a-culpada_a_23490079/