19/05/2011

O que é saúde?

Uma leitora deste blog disse que escrevo pouco sobre saúde, que deveria, por exemplo, escrever sobre alergias, pois que homeopatia é muito bom para alergias.

Tentei, julgo que em vão, fazê-la compreender que escrever sobre essas coisas é escrever sobre doenças e não sobre saúde e que já existem escritos suficientes sobre elas.

Mas, analisando a questão sob o ponto de vista dela, eu realmente escrevo pouco sobre ‘saúde’, umas poucas receitas de fitoterápicos, uns poucos perfis de medicamentos homeopáticos, algumas noticias do Ecomedicina e só; na maioria das postagens abordo o que julgo inadequado no comportamento humano na tentativa, que espero não seja vã, de realçar uma contrapartida mais coerente com um viver harmonioso.

Mais foi bom ela ter-me dito aquilo, deu-me oportunidade de pensar nas diversas definições de saúde e reafirmar o que é, de fato, saúde.

Deparamos-nos com diversas definições, cada uma delas representante de uma forma de pensar o humano, cada uma delas verdade parcial a respeito de um ser cuja magnitude está longe de ser alcançada… Por alguma delas temos que nos nortear ao cuidar de outrem... Penso que, independente de pela qual se opte, ela deverá ser acrescida de um conceito encontrado nos adeptos da cura quântica – O equilíbrio está na coincidência entre o que necessitamos e o que desejamos; se desejo mais ou menos do que necessito estou em desequilíbrio. Considero este conceito bastante próprio e até atrevo-me a dizer que ele não apenas extrapola o somático mas abarca todas as nuances do viver e dá, na lide do cuidar, parâmetros bastante abrangentes e seguros.