03/04/2011

Palavras ao vento.

Recebi, por e-mail, o texto abaixo:

“ENTUSIASMO
A palavra entusiasmo vem do grego e significa "ter um deus dentro de si". Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela "preenchida" por um dos deuses e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.  Assim, se você fosse entusiasmado por Deméter (deusa da Agricultura, chamada Ceres na mitologia romana) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante.  Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modifica-la. Portanto, era preciso entusiasmar-se, ou seja, "abrigar um deus em si"!
Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza. E acreditam igualmente nos outros entusiasmados.  Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. O entusiasmo é bem diferente do otimismo.
Otimismo significa esperar que uma coisa dê certo. Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo.”

Como gostei muito da origem da palavra e por não constar o autor fui procurar seu nome para reconhecer-lhe os créditos… Encontrei vários endereços que publicaram tal texto e, entre eles, um que o trouxe completo e terminando assim:

“Deixe de lado todo o seu negativismo.

Deixe de lado o ceticismo.

Abandone a descrença e seja entusiasmado pela sua vida

e principalmente entusiasmado com você.

VOCÊ VERÁ A DIFERENÇA.

(Autor desconhecido)”

Uma pena que esse ‘desconhecido’ não tenha escrito como fazer isso; ele pouparia muito trabalho aos psicoterapeutas, muito sofrimento a seus pacientes e todos lhe seriam eternamente gratos.

A rede, as revistas e até livros, que são mais dispendiosos,  estão repletos desses conselhos mágicos para alcançar o bem estar que o homem busca há séculos. Fácil de dizer difícil de fazer – Sinceridade? ‘Palavras ao vento’, por mais bem intencionadas que sejam, me dão preguiça; mesmo eu sendo ‘entusiasmado’ por Hygeia.

Hygeia (Higéia) --- Deusa da Saúde.