11/09/2010

Medicamentos – Avena sativa.

image Dizem que a aveia (Avena sativa) vicejava como erva daninha em meio às plantações de cevada; percebida sua utilidade passou a ser cultivada separadamente e, desde antes da era cristã, usada na alimentação animal e humana; atualmente é usada também na medicina, sendo que o medicamento homeopático, preparado à partir da planta verde e fresca em flor…

“Tem uma ação seletiva sobre o cérebro e o sistema nervoso, influenciando favoravelmente suas funções nutritivas... Adequado para insônia nos alcoólatras... Fraqueza sexual, esgotamento nervoso... Incapacidade de manter a atenção em qualquer assunto.” (1)

Esgotamento nervoso, após doença esgotante ou excessos sexuais. Esgotamento nervoso, com dificuldade de pensar, de trabalhar, de fixar sua atenção. Falta de tonicidade geral com insônia. Tendência à tristeza e à melancolia. Cefaléia…, com irritabilidade, prostração nervosa e insônia.” (2)

image

… valioso (Clarke) para superar a morfinomania e, possivelmente, outras dependências químicas;… Alcoolismo.” (3)

Outro ‘pequeno’ medicamento homeopático que se torna ‘grande’ quando, levando-se em consideração a totalidade sintomática do sujeito, é adequadamente prescrito.

(1) Boericke – Matéria médica homeopática.  

(2) Vannier, L. e Poirier, J. – Tratado de Mat. Méd. Homeopática

(3) Vijnovsky, B. – Tratado de Mat. Méd. Homeopática.

 

10 comentários:

  1. Bom dia, eu gostaria de uma informação....
    Eu estou dando pra minha filha a avena sativa CH1, é uma criança muito ansiosa, queria saber se é a homeopatia correta para ser dada a ela.
    Obrigada
    Se puder me mandar um e-mail com a resposta julianacardozinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Juliana!
    Não posso lhe dizer se Avena sativa é adequado para sua filha; somente o sintoma ansiedade não é bastante para a escolha do melhor medicamento. Se ele foi prescrito por um homeopata que 'colheu' a historia de sua filha é bem provável que seja adequado... Apesar de que, usualmente, usa-se uma potencia bem mais alta que CH1 nos casos em que o sintoma principal é mental.
    Atte.
    Lister

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber a opinião,sobre o uso da Avena sativa para controlar a compulsão alimentar...Grato , William

    ResponderExcluir
  4. Tomo avena sativa receitada por medico em TM e tem ajudado. Não posso dizer as doses e freqüências. Procure um homeopata mais experiente e vá prestando atenção e anotando tudo como se fosse um diário. Sintomas remédio, dose, novos sintomas, mudança de dose.Apos vinte anos VC se trata sozinha.

    ResponderExcluir
  5. Avena sativa serve para aumentar apetite de criança???

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir


  7. Avena sativa 30ch serve para aumentar o apetite

    ResponderExcluir
  8. Avena sativa tm
    E indicada para sintomas de depressão?
    Me foi recomendado tomar 5 gotas.
    Aumenta a vontade de comer?

    ResponderExcluir
  9. Avena sativa TM
    É para depressão ?
    Aumenta o apetite?

    ResponderExcluir