07/03/2010

HOMEOPATIA/SUS.

Jornal 3Em 03 de maio de 2008 o jornal O Estado de São Paulo publicou reportagem, assinada por Fabiane Leite, com o título:

Homeopatia ganha espaço no SUS, mas só 110 municípios a adotam.

Abaixo trecho inicial da reportagem:

“Apenas 110 dos mais de 5.000 municípios brasileiros, entre capitais como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, utilizam hoje a homeopatia na rede pública, apesar de em 2006 a especialidade médica ter sido acolhida como política de saúde no Brasil. O Ministério da Saúde, no entanto, aponta uma demanda crescente pela terapêutica desde o início da década, com aumento de mais de 20%, acima do crescimento da população, de acordo com os dados da pasta.
No último ano, a especialidade respondeu por mais de 300 mil consultas do Sistema Único de Saúde (SUS), o que corresponde a 10% das consultas de atenção básica do período.” 

Noticia melhor é que Uberlândia se encontra entre os 110 municípios referidos; só não é melhor porque a demanda supera a capacidade de atendimento,  pois somos apenas três médicos, locados no PS do bairro Patrimônio, tratando com Homeopatia; a Dra. Alda Valéria Tofolli é pediatra, a Dra. Leila Tostes é clinica geral e eu atendo pacientes que apresentam distúrbios emocionais e de conduta. É necessário encaminhamento de profissional da área de saúde para agendamento de consultas, o qual pode ser feito por telefone, através das unidades de saúde quando quem encaminha pertence à rede municipal; quando encaminhado por profissionais alheios à rede municipal o interessado deverá se dirigir  ao P.S. Patrimônio.

Um comentário:

  1. Prezado Lister,
    O seu comentário é muito importante Quando um município se inclui entre estes tão poucos, precisamos destacar o papel de vanguarda que cumprem no cenário da saúde pública e, ainda mais, a importância que têm os profissionais que atuam, para sustentar a grande promessa que homeopatia representa para a população, com a sua assistência humanizada e voltada para a integralidade. Deixo para você e as demais colegas, nossos parabéns por elegerem a assistência pública como um de seus locais de trabalho. Aproveito para convidá-lo a conhecer o Ecomedicina, onde trabalhamos para garantir a todos os usuários do SUS o direito de acesso. Sugerimos que na sessão "Eu Escolhi" deixe o seu depoimento sobre os motivos de sua escolha da homeopatia e na sessão "Encontre" cadastre gratuitamente os seus locais de trabalho e amplie a divulgação da sua prática.
    Atenciosamente
    Hylton Sarcinelli Luz
    Homeopatia Direito de Todos
    www.ecomedicina.com.br

    ResponderExcluir