domingo, 14 de fevereiro de 2010

HOMEOPATIA/Depressão.

imagesCA16SWA7Um Estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Psicobiologia da UFSP testou a eficácia e a tolerabilidade dos medicamentos homeopáticos, no tratamento de casos agudos de depressão, em comparação com o uso do antidepressivo fluoxetina.

Noventa e um pacientes ambulatoriais com depressão, de moderada a grave, foram tratados com medicamento homeopático ou com fluoxetina.

Não houve diferença significativa entre os percentuais de resposta ou taxa de remissão em ambos os grupos, como também não houve diferenças significativas entre as taxas de efeitos secundários; embora um percentual maior de pacientes tratados com fluoxetina tenham relatado efeitos colaterais incômodos e houvesse uma tendência maior a interromper o tratamento por efeitos adversos.

(Para ler o original: http://www.audesapere.com.br/12htm)

Esse resultado corrobora o que empiricamente tenho constatado na clinica diária, na qual aproximadamente 30% dos pacientes apresentam depressão como queixa principal e outros 30% como queixa secundaria à ansiedade.

2 comentários:

  1. Muito bem, meu amigo Lister! Eu estou vendo que você está mantendo o blog bem ativo. Eu quero parabeniza-lo pelo design limpo, as postagens concisas e objetivas que não cansam e dizem o necessário.
    Agora, é ter um pouco de paciência para cair nas graças dos leitores internautas... por falar nisso, já divulgou para todos os amigos e parentes? Eu não estou vendo o Zé e a Virgínia, a Luciene e nem a Carmem como seguidores (francamente, Carmem!!!).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Lister, acredito que pela observação da condição da profissão médica na atualidade, seria interessante falar do assunto Medicina: Sacerdócio X Ganância
    Abraços!

    ResponderExcluir